BASE DE CONHECIMENTO

BIMachine ❱ Agendamento envio

Criando Agendamento

Agora você pode agendar envio de análises, dashboards e mapas, para vários usuários (ou grupos) de seu projeto. Ao acessar o BIMACHINE, no ambiente "Minha Página", perto do seu avatar está o ícone do configurador de agendamento. Clique em "Criar Agendamento".


Ao clicar abrirá uma tela, na primeira etapa do processo de criação, onde será configurado o período de disparos. Coloque um identificador para esse agendamento e os tipos de disparos periódicos, que são:

  • Imediato: Enviado assim que finalizar a configuração. (Nenhuma rotina será salva, apenas executada);
  • Intervalo: Configura os dias da semana, um horário de início e fim, e um intervalo (30 em 30 minutos, 15 em 15 minutos, etc.); 
  • Diário: Configura os dias da semana e as horas em que será enviado (Mostrado na imagem abaixo);
  • Semanal: Define qual dia da semana (segunda-feira, por exemplo) e a hora em que será enviado;
  • Mensal: Define o dia do mês  (todo dia 10, por exemplo) e a hora em que será enviado.


Na próxima etapa, você será direcionado para a página onde serão definidos os objetos e cockpits para serem enviados. Primeiro escolha o tipo de informação que deseja enviar, optando por um cockpit ou os próprios objetos das pastas. 



Se escolher o "Cockpits" selecione o cockpit que deseja (podendo escolher somente um), caso escolher "Objetos", clique sobre as pastas para expandir o conteúdo, escolhendo os objetos desejados. Se escolher "Objetos", acima da lista de pasta verá o seguinte:

  • Consolidar objetos em um único PDFopção para marcar "Consolidar os objetos em um único PDF", se marcar o arquivo em anexo enviado se somente um, não importando quantos objetos serão selecionados. Os objetivos ficarão todos em um PDF e por página, os objetos selecionados;
  • Botão "Limpar": desmarca todos os objetos selecionados;
  • Botão "Expandir Tudo": expande todas as pastas listadas (até suas sub-pastas);
  • Botão "Recolher Tudo": oposto do botão "Expandir Tudo";
  • "Campo": será o nome do PDF com os objetos consolidados no envio.

Em informações se você marcar o "Consolidar os objetos em um único PDF", você será direcionado a tela de "Ordem Objetos". Nele você ordena com os botões de seta a ordem dos objetos selecionados conforme deseja que fique no arquivo recebido por e-mail em anexo. 

Se não estiver marcado o "Consolidar os objetos em um único PDF", você será direcionado a tela dos "Destinatários", ou seja, os usuários e/ou Grupos que receberão esse agendamento.
Se estiver marcado o "Consolidar os objetos em um único PDF", cada objeto estará por página no arquivo (somente se estiver marcado o "Consolidar os objetos em um único PDF").


Nota: Mesmo marcando objetos para Excel eles estão no PDF consolidado, se estiver marcado o "Consolidar os objetos em um único PDF".
Observação: Para ter a opção de escolher Excel, acesse ->> Configurações Projeto.


https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/agendamentos/criando-agendamento-de-envio-1/etapa2.png


Na próxima etapa "Ordem dos Objetos", aplicando a funcionalidade "Manter Ordem das Referências do Email", você pode definir a ordem que deseja enviar os emails selecionados. Caso não marcar a funcionalidade "Manter ordem das referências do e-mail", os objetos enviados irão por ordem alfabética.

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/agendamentos/criando-agendamento-de-envio-1/etapaordenacaomini.png


Na próxima etapa "Destinatários", você marca os usuários e Grupos de usuários que vão receber os objetos, o qual já vem pré-marcado no seu.



Na próxima etapa "Mensagem", digite o Título e a mensagem que estará no E-mail. Contendo como opções:

  • Adicionar Referências de objetos selecionados ao final da mensagem: se marcar, você receberá o acesso direto aos objetos;
  • Gerar e anexar os objetos selecionados: se marcar, vai receber os objetos anexos no e-mail em em formato PDF ou Excel.

Observação: se não estiver logado na ferramenta, vai cair primeiro na tela de login, no qual você deverá logar ( Caso estiver logado cai direto no objeto).




Na próxima etapa "Validação", nela você define as validações para o envio. Para não ter o risco de receber dados desatualizados, você irá solicitar a validação  da origem da análise/dashboard/KPI em questão. Na parte superior, se marcar "Validação de erro em objeto", todo o objeto que estiver com erro, você será alertado, caso não marque o objeto não estará no envio devido ao erro do mesmo.

Ao selecionar a opção "validar" você tem mais duas opções:

  • Erro de carga: será enviado se a carga nesta origem for finalizada com sucesso;
  • Atualização de dados: será enviado se houver atualização nos dados.

https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/agendamentos/criando-agendamento-de-envio-1/etapa5.png



Na próxima etapa "Finalizar", exibindo os dados definidos e os objetos escolhidos. Estando tudo certo, clique em "Finalizar".https://sites.google.com/a/sol7.com.br/bimachine/agendamentos/criando-agendamento-de-envio-1/etapa6.png