BASE DE CONHECIMENTO

BIMachine ❱ Análises

Expert

No menu de ferramentas localizado no menu da direita, temos o Expert, várias fórmulas e elementos gráficos para deixar sua análise ainda mais atraente.


Fórmulas

Adicione fórmulas (somando, subtraindo ,multiplicando, dividindo, ordenando, calculando média, testando valores acima ou abaixo de X, entre outros cálculos e testes) usando suas medidas já existentes:

Tendo o conhecimento (que normalmente só adquirimos na prática) você conseguirá fazer VÁRIAS coisas com o módulo "fórmulas" do seu Expert:

  • Escolha o melhor nome para a sua fórmula, depois de salvar ela, estará disponível na dimensão "Medidas", onde você poderá ocultar elas se desejar.

  • As possibilidades são quase infinitas, por isso mostraremos as mais comuns, sabendo que você conseguirá criar cálculos muito além. Pedimos que compartilhem sua experiência conosco.


100X25 Livre: esta opção como o próprio nome já diz, é livre, podemos fazer as várias fórmulas citadas antes. Você escolhe o nome que mais se encaixa com a funcionalidade dela, escolhe as medidas que farão parte da expressão e as fórmulas. Você tem a opção de escolher a máscara (padrão, porcentagem, moeda, etc). 

Isso é MDX, se você buscar de outras fontes (site, livros, apostilas) o resultado será ainda melhor.



50% - 50% (Participação): esta fórmula ajudará você a descobrir a participação em porcentagem do valor em questão em relação as outras dimensões.

Ex: quantos porcentos o meu rendimento mensal significa em relação a minha filial do Sul? Simples, monte a fórmula (escolhendo o nome, selecionando a dimensão e hierarquia a qual a medida pertence, selecione a medida...), depois de criado, você montará a análise cruzando a dimensão da regiões/filiais com esta medida (fórmula) e descobrirá quantos porcento cada filial representa.


Agrupador: montar um grupo com informações em comum pode ser muito útil em alguns casos. Caso a sua base de dados não veio com esta informação a mais, você mesmo pode fazer.

Ex: Na sua loja de móveis você deseja agrupar os produtos por tipo, cadeiras por exemplo; você irá escolher a dimensão "Produtos" e selecionar todas as cadeiras que desejar (normal, escritório, estofada e etc.), neste nosso exemplo selecionará o operador "+". Agora poderá ter informações agrupadas sobre as cadeiras que são comercializadas na sua loja. (Lembrando que esta informação criada ficará na dimensão selecionada, neste caso ficará na dimensão "Produto").


Constantes: crie constantes para mostrar na análise ou até mesmo usar posteriormente em fórmulas que você irá criar.

Ex: Crie uma constante do valor da hora do colaborador, aparecerá a coluna (com o nome escolhido por você) na análise, e depois em "100X25 Livre" pode fazer a multiplicação das horas trabalhadas pelo valor e obter o total pago no mês em questão.


Elementos gráficos.

Adicione pequenos gráficos nos campos da análise representando as medidas:


  • Você escolhe um nome para o seu gráfico, depois de salvo ele estará disponível na dimensão "Medidas", você poderá ocultar eles se quiser.
  • Todos os gráficos possuem faixas de valores que podem ser definidos como você achar melhor.
  • Ex: o gráfico Bastão fica vermelho até atingir 20%, depois disso fica amarelo até os 60% e depois fica verde (ou nos 80%), você escolhe.
  • Todos os gráficos podem ser configurados de forma crescente ou decrescente (isso fará com que o gráfico "inverta as cores").
  • Ex: no gráfico Ponteiro, na forma crescente ele começa vermelho, depois amarelo e então verde; já na forma decrescente começa verde, depois amarelo e então vermelho).
  • Você pode escolher mostrar os valores ao lado do gráfico (na mesma célula).


Ponteiro: este gráfico possui cinco faixas de valores.


Ponto: este gráfico possui três faixas de valores (verde, amarelo e vermelho).


Célula colorida: este gráfico possui três faixas de valores (verde, amarelo e vermelho), para esta opção ficar interessante use a opção "mostrar valores", caso contrário só irá aparecer as células coloridas.


Bastão: este gráfico possui três faixas de valores (verde [cheio], amarelo[meio termo] e vermelho[quase vazio]).


Smile: este gráfico possui três faixas de valores ( , e ).


Seta: este gráfico possui três faixas de valores (verde [apontando para cima], amarelo [apontando em linha reta] e vermelho [apontando para baixo]).


Triângulo: este gráfico possui três faixas de valores (verde [apontando para cima], amarelo [apontando em linha reta]  e vermelho [apontando para baixo]).